domingo, 17 de junho de 2012

A MÚSICA COMO PARTE INTEGRANTE DO CURRÍCULO ESCOLAR

Quem não gosta de ouvir uma boa música? Desde quando nascemos, ouvimos cantigas de ninar.
Crescemos... ouvimos cantigas de roda...
Música sempre música... Alegra as festas... Faz parte das comemorações e eventos... Exalta a entrada da noiva em seu casamento...Ahh!!! Música sempre música.... Embala casais apaixonados!!!! Está presente nas tramas, nas comédias, nos dramas... mas sempre está presente.
A música é matemática... tem rítmos, harmonia, melodia....
Torna a vida mais feliz!!!!
Faz passar o tempo nos ônibus, nas viagens... Toca a alma e fala ao coração.

Podemos pensar a música, como uma forma feliz de alfabetizar. 

Qual criança que não gosta de uma cantiga de roda? Qual criança que não gosta de uma música alegre????

Pois bem, eis uma oportunidade de aprender a ler de forma divertida!

Essa situação de aprendizagem, está inserida no Projeto Ler e Escrever, onde através de cantigas e parlendas a criança faz o ajuste do que se canta ao que está escrito.
Trabalhamos de maneira divertida, onde a prioridade é deixar a criança analisar e  refletir a cerca da construção da palavra que está escrita.

O professor como mediador, dará as pistas da construção da palavra.
     
          Ex: Borboletinha tá na cozinha
      
       Quantas letras tem borboletinha?
       Com que letra começa?
       Com que letra termina?
       A letra B é vogal ou consoante?
       Vamos circular somente onde aparece a palavra borboletinha?
       Vamos cantar e circular ok?

Esse é somente um exemplo entre tantas outras possibilidades de alfabetização musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário