sexta-feira, 29 de abril de 2011

2º ENCONTRO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Leitura: uma prática social na escola

Para que nossos alunos se tornem leitores, efetivamente, e que para a leitura seja uma prática social em suas vidas, é preciso que ela comece a se tornar uma prática relacionada a esta dimensão também na escola – porque, para muitos alunos, a escola é o ambiente em que eles mais terão contatos com materiais e ambiente de leitura.
É importante que, na sala de aula, a leitura e a escrita não sejam atividades secundárias, que não ocupem apenas o tempo que sobrou no finalzinho da aula. Leitura e escrita precisam ser planejadas, como atividades cotidianas, não só entre alunos, mas também entre nós, professores.
Há diversas maneiras de se fazer isso, vários caminhos, cada um deles com vantagens e desvantagens, porque sabemos que nem tudo funciona da mesma maneira em turmas diferentes.
Leia bastante para seus alunos e procure envolvê-los com um ritmo adequado, uma entonação caprichada e compatível com o gênero textual, usando todos os recursos possíveis para cativar seus ouvintes.

Fonte: Livro do Pró-Letramento de Alfabetização e Linguagem – Fascículo 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário