sexta-feira, 29 de abril de 2011

Trocando ideias sobre RELATÓRIO

Segundo o dicionário RELATÓRIO significa exposição, mais ou menos minuciosa do que se viu, ouviu e observou.


Tríade > Observação
> Acompanhamento
> Registro

Algumas dicas:

• Um caderno só para registros diários dos alunos;
• Revisão ortográfica por outro profissional;
• Pequenos registros diários de: avanços, fracassos, sucessos e curiosidades.
• Cuidado “O que está escrito o vento não leva”, “A escrita tem caráter permanente”.
• Ser mais positivo nos relatórios:
- AGRESSIVIDADE = rude, não consegue resolver situações de conflito através de diálogo;
- NÃO SABE NADA = Encontra-se na fase pré-silábica.
- DIFICULDADES = regularidades ortográficas/ irregularidades ortográficas.
- LETRA FEIA: grafia irregular.
- RELAXADO = descuidado com os materiais.
- ESCREVE FALTANDO LETRAS = silábico ou silábico-alfabético.
-NÃO CONSEGUE APRENDER = não consegue reter os conteúdos.
- DESOBEDIENTE = resiste em respeitar as regras estabelecidas com o grupo.

O QUE OBSERVAR:

SOM = FONEMA
DESENHO = SIGNO
ALFABETO = GRAFIA


•Distorção: idade/ano
•Relações afetivas com: a professora, colegas, funcionários, desafetos;
•Conduta emocional: participativo, tranqüilo, inquieto, ansioso, alegre, triste.
•Conduta social: introvertido, extrovertido, independente...
•Como lida com as frustrações diárias? Advertências, quando percebe que errou...
•Aprendizagem/ cognitivo: raciocínio lógico, concentração, interpretação, memória.
•Matemática: atenção, interpretação, dificuldade em cálculos básicos...
•Linguagem: dificuldade na comunicação oral e/ou escrita, seqüência e localização temporalmente, organização textual...
•ATENÇÃO: trocas, omissões, repetições, inversões e incompreensões da escrita (fala e/ou escrita).
•Participação dos responsáveis;
•Histórico Escolar.



Alguns critérios que podem ser observados para avaliação:

Reconhecer as letras do alfabeto;
Faz relação fonema X grafema;
Escreve palavras alfabeticamente, com ajuda do professor;
Faz tentativa de leitura;
Elabora pequenas frases com seqüência lógica .


Mônica Pinheiro
Coordenadora do Departamento de Orientação Educacional da Rede Municipal de Ensino São Pedro da Aldeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário